Equinox > Atividades > Atividades Audio-Visuais

Patrimoniais | Artísticas | Audio-Visuais | Musicais

Atividades Audio-Visuais

O Céu Sem Eternidade

Apresentação

Projeto de documentário de longa-metragem. Co-produção entre Movie & Arte e Odisséia Cine TV associada à Equinox do Brasil

Dentro do Estado do Maranhão está instalado o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que, por sua localização privilegiada, é considerado uma das bases espaciais mais competitivas do mundo. Em outubro de 2003 foi oficializada uma cooperação bilateral entre Brasil e Ucrânia que originou a Empresa Alcântara Cyclone Space (ACS) – com o objetivo de ativar a base espacial e desenvolver explorações cientificas que beneficiem ambos os países. Porém, desde a década de 80 do século passado, a implantação do projeto espacial deflagrou um conflito na região já que no mesmo território estão sediados há mais de 200 anos os vilarejos de Quilombo que lutam pelos seus direitos étnicos.

Com a instalação do Centro de Lançamento Espacial de Alcântara, esses grupos passaram a ser afetados em função da expropriação imposta pelo Estado. Em 1986, vinte e um povoados, num total de 408 famílias, foram transladados para agrovilas distantes e em terras inférteis. Os efeitos negativos dessa intervenção são sentidos até hoje, não só pelas famílias relocadas, mas por aquelas que permaneceram em seus locais, já que foram desarticuladas as redes sociais que caracterizavam a relação entre os inúmeros vilarejos.

Diante de tal fato e respaldados pela “consciência histórica” de seus direitos constitucionais, atualmente a convivência entre os quilombos e as ações da ACE tem gerado um universo de convivência único e rico de experiências intercambiáveis.
Frente a tais circunstâncias, o filme construirá uma “cartografia audiovisual” - poética e antropológica - que torne visível este campo de “negociações” onde as subjetividades lutam por conciliar as riquezas étnicas com as conquistas tecnológicas na era da globalização. Em síntese, o documentário refletirá as facetas inusitadas e imprevisíveis que geralmente brotam quando as forças da nova expansão econômica colidem com as raízes de culturas assentadas secularmente.

O objetivo do documentário é realizar uma imersão dentro de algumas das comunidades na área de influência da Base Espacial para um mapeamento político, artístico e cultural do território. A estratégia para a abordagem das linhas temáticas será desenvolvida através de uma oficina interativa como meio de tornar visíveis as manifestações do “imaginário coletivo” - tanto dos quilombos atingidos como também da comunidade dos cientistas e oficiais do Projeto Espacial.
O desafio desta estratégia para a construção do filme será criar uma ação artística que permita aos seus “agentes” entrelaçar conteúdos e representações que partem dos dois lados do conflito; ou seja, como conciliar os direitos e valores étnicos dos quilombos e a urgência da expansão das fronteiras econômicas e tecnológicas do País.

 

 

 

Equinox do Brasil - todos os direitos reservados
by TUSKAN design