Equinox > Atividades > Atividades Patrimoniais

Patrimoniais | Artísticas | Audio-Visuais | Musicais

Preservação do Patrimônio Nacional e Atividades Imobiliárias

Conceber, formatar e constituir um fundo cultural de investimentos privados dedicado à preservação do patrimônio histórico brasileiro

Fundo Imobiliário Privado EQUINOX dedicado à preservação e à revitalização do Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN, os Estados e os Municípios Brasileiros.

Conceito

O Brasil possui 124 cidades históricas tombadas pelo IPHAN. Nove destes municípios são reconhecidos ainda pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio cultural da humanidade.

Em várias destas cidades, a situação de muitos prédios é preocupante. Pois os financiamentos para restaurações requerem parcerias locais e finalidades econômicas.

Infelizmente, o papel das instituições limita-se, muitas vezes, a resolver apenas problemas existentes, a colocar em estado decente edifícios ameaçados em vez de construir verdadeiras estratégias de manutenção auto-sustentáveis dentro desses espaços urbanos.

Parcerias entre instituições, muitas vezes dependem do setor político, o que dificulta a sua concretização, conforme tem ciência os profissionais do setor.

A atuação de uma entidade financeira privada e independente pode dar um impulso a esta abordagem e servir também de parceiro financeiro ideal para os estados e os municípios que, desta forma, prescindiriam de verbas federais menores.

O Fundo Equinox pretende se tornar a principal referência privada, especializado na restauração e na operação econômica do rico e tão mal apreciado patrimônio histórico brasileiro.

Desta forma, apoiado em projetos imobiliários de qualidade, irá contribuir para o surgimento de operadores nacionais e estrangeiros através da promoção e viabilização de parcerias comerciais e culturais no âmbito dos centros históricos das metrópoles e das pequenas cidades identificadas como prioritárias.


O Fundo pretende desenvolver ferramentas de engenharia financeira e jurídicas originais e pragmáticas, mais especificamente:

adquirindo, otimizando o seu uso locativo ou profissional, para melhor administrar e assim preservar um bom número de propriedades de caráter histórico, tombadas pelo IPHAN (ou assimiladas), em áreas selecionadas e em colaboração com esta instituição.

contribuindo para a viabilização, complementando-os, de determinados projetos e iniciativas elaborados com recursos existentes (municipais, regionais e outros) visando ao desenvolvimento de programas de valorização do patrimônio histórico.

Desenvolvendo uma ação estratégica, num horizonte de tempo determinado, visando à seleção de operadores de origens diversificadas (nacionais e internacionais), com os quais, - através de modelo de parcerias comerciais já operacionais em alguns países -, será possível gerar uma rentabilidade crescente dos investimentos realizados pelo Fundo. Para tanto o Fundo oferecerá mecanismos financeiros claros, porem flexíveis na forma contratual, com planos muito atrativos para recompra de alguns dos seus ativos.

Este tipo de Fundo, pelas suas particularidades e pelo caráter inovador, será o primeiro do gênero no plano nacional e até mesmo internacional (possibilidade de exportar o conceito), não tendo, portanto, concorrente potencial.

Objetivos

Desenvolver atividades de caráter imobiliário ligadas à revitalização do Patrimônio reformado como alugueis para moradia e hospedagem.

Criar atividades de lazer para moradores e visitantes como: SPA, museus, aquários, galerias de arte, etc.

Criar atividades artesanais ligadas ao setor das reformas do mesmo patrimônio e não limitadas ao setor industrial da construção como: azulejos, móveis coloniais, têxteis, “Delikatessen”, etc.

Criar atividades de formação e capacitação profissional ligadas a estas mesmas atividades artesanais.

Meios

Atraindo investidores nacionais e estrangeiros já familiarizados com fundos alternativos. Servir também de pólo para receber tal procura e atendê-la de maneira profissional adequada. Hoje, nenhuma estrutura privada ou pública, estadual ou municipal, está preparada para captar recursos de investidores nacionais ou internacionais de médio porte para projetos ligados ao Patrimônio Histórico.

Viabilizando parcerias financeiras nacionais e internacionais, colocando à disposição de grupos empresariais alguns prédios e pontos para explorá-los. A partir da observação de modelos já existentes em varias cidades históricas no mundo, estabelecer linhas estratégicas de desenvolvimento comercial, criando modelos (tipo: franquias, bandeiras hoteleiras...) cujo padrão poderá ser declinado e repetido em várias cidades históricas.

Benefícios

Diminuir a parte dos recursos públicos dedicados e limitados a um mero trabalho de restauração.

Estabelecer estratégias, a longo prazo, de revalorização de cidades históricas sem depender do calendário eleitoral.

Associar representantes do setor privado aos atores tradicionais encarregados de resolver estas tarefas de reforma: arquitetos, políticos, funcionários públicos e colocar outras abordagens econômicas em perspectivas.

Reformar e explorar imediatamente prédios públicos (propriedades de municípios e estados com poucos recursos) precisando de reforma efetiva para depois abrigar atividades sustentáveis que irão gerar recursos perenes evitando assim criar um duplo prejuízo aos cofres públicos.

Gerar empregos no setor das reformas, mas também através dos profissionais que serão necessários na formação do pessoal a ser contratado durante e depois das obras.

Atrair de volta a classe média das cidades escolhidas para desfrutar de atividades de lazer e entretenimento dentro destes espaços de caráter histórico.

 

 

Equinox do Brasil - todos os direitos reservados
by TUSKAN design